PERFIL DO EGRESSO
O nutricionista é um profissional de saúde com formação universitária, capacitado e habilitado para planejar, organizar, coordenar, comandar, supervisionar e avaliar políticas de alimentação e nutrição em todas as esferas, tanto no setor público quanto privado. Ao finalizar o curso, o aluno de graduação em nutrição terá adquirido habilidades e competências para desenvolver as atribuições profissionais previstas na legislação específica da área de alimentação e nutrição, que define a orientação a indivíduos a respeito do conteúdo nutricional dos alimentos e seu melhor uso, de acordo com necessidades energéticas, idade, atividade laboral, situação de saúde ou doença (como diabetes, cardiopatias, hipertensão) e momentos biológicos (como gravidez, amamentação, infância, adolescência, envelhecimento), de forma a promover saúde e reduzir riscos causados por uma alimentação inadequada.
A alimentação é um dos quesitos necessários para que a população tenha qualidade de vida. Todo cidadão tem direito aos meios e recursos de acesso a alimentos seguros e saudáveis, permitindo uma alimentação que esteja de acordo também com os seus hábitos e práticas alimentares e modo de vida. A quantidade e o tipo de alimentos consumidos em condições adequadas podem prevenir doenças, recuperar e manter a saúde.
Também é um direito o acesso à melhor assistência e orientação nutricional que, por lei, só pode ser realizada pelo nutricionista (Lei CFN nº. 8234/91). Apenas o nutricionista tem prerrogativa legal para prescrever dietas, realizar orientação nutricional e alimentar aos indivíduos. Deste modo, a presença do nutricionista em uma equipe de saúde torna-se imprescindível para que esse direito seja garantido. Para mais informações sobre a profissão, consulte o site do Conselho de Nutricionistas da 4ª Região (CRN4).
ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
As áreas de atuação profissional do nutricionista são diversas e incluem Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Docência, Nutrição e Atividade Física e Indústrias de Alimentos, descritas a seguir.
1) Alimentação Coletiva
As atividades caracterizam-se por manipulação, produção e fornecimento de refeições para grupos, nas quais o nutricionista planeja, organiza, coordena, comanda e controla Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), bem como realiza pesquisas na área. Estes locais são:
- Empresas que produzem alimentação para empregados e clientes;
- Empresas de congelados que fornecem dietas, refeições completas;
- Empresas de convênios (vales alimentação e refeição) e fornecedoras de cestas de alimentos;
- Creches, escolas e hospitais;
- Restaurantes comerciais;
- Controle de qualidade - Atendimento à legislação sanitária;
- Empresas de consultoria na área;
2) Nutrição Clínica
As Atividades dessa área se caracterizam por assistência e intervenção dietética nutricional, bem como pesquisas na área. Os locais de atuação são:
- Hospitais, clínicas, ambulatórios e consultórios;
- Empresas que prestam serviço de orientação dietética ou dietoterápica;
- Spas;
- Instituições geriátricas.
3) Saúde Coletiva
As Atividades caracterizam-se pelo planejamento, coordenação e supervisão de programas e políticas de alimentação e nutrição e pesquisas na área. Os locais de atuação são:
- Unidades de saúde (ambulatórios em postos de saúde) e Clínicas de Saúde da Família;
- Secretarias de saúde e equipes de programa de saúde;
- Pesquisas na área;
- Programas de educação alimentar e nutricional para empresas privadas, creches, escolas, instituições geriátricas, hospitais e UAN;
- Vigilância sanitária, prestando assistência também para restaurantes institucionais e comerciais.
4) Docência
Atividades são caracterizadas pela coordenação e direção de cursos, ministração de disciplinas da área de alimentação e nutrição; e em pesquisas nas diversas áreas da nutrição.
5) Nutrição e Atividade Física
Atividades caracterizadas pela avaliação e assistência nutricional para grupos com atividade física regular e de competição e pesquisas na área. Alguns locais de atuação são:
- Academias;
- Spas;
- Clubes;
- Programas institucionais de empresas, secretaria de esporte com equipe de praticantes de atividade física.
6) Indústrias de Alimentos
Nas indústrias, dentre as atividades a serem desempenhadas, destacam-se as pesquisas de novos produtos, serviços de atendimento ao cliente e desenvolvimento de manuais de procedimentos.